Com a presença de mais de 350 pessoas no auditório da FECOMÉRCIO, neste dia 28 de junho, ocorreu a etapa Porto Alegre do Seminário Duas Safras com o objetivo de apresentar alternativas para intensificar a produção agropecuária nas áreas disponíveis nas safras de inverno e de verão, principalmente em terras baixas na metade sul do Estado.
O milho foi apresentado como uma boa alternativa à cultura do arroz, com a utilização da tecnologia de sulco-camalhão, devido à sua boa produtividade eficiente em termos de preço em comparação com o arroz.
O seminário foi dividido em quatro painéis de debates focados na cultura do milho, soja e pecuária bem como cenários econômicos e mercadológicos e a utilização do Sulco-camalhão em terras baixas e a integração lavoura-pecuária.
Foram também apresentados cases de sucesso de produtores de Jaguarão, Santa Vitória do Palmar e Mostardas.
“A associação dos Arrozeiros de Camaquã está fomentando essa questão pois precisamos ter alternativas de rotação de cultura com o arroz, para termos condições de regular o mercado por meio da oferta de arroz, que é uma pauta recorrente entre os produtores. O milho e a pecuária foram apresentados com bons resultados de produtividade e rentabilidade superiores ao arroz e o produtor só tem a ganhar com os resultados positivos das culturas alternativas”, é a conclusão do Presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Volzear Longaray Jr.
Comments